terça-feira, 20 de julho de 2010

Dá para transformar lixo em energia?

Li sobre o assunto na revista "mundo Estranho" e, achei essa idéia de reduzir e produzir energia associada com o maior problema mundial, o lixo que produzimos diariamente, uma proposta INCRIVEL, porém ( e até agora não entendi o real motivos para isso ¬¬') a ideia não tem peso, nem apoio para sobreviver aqui no Brasil.

Sobre a pergunta do titulo, a resposta é positiva. Se separarmos direitinho o lixo que tem bom potencial energético, e isso é SUPER facil - fazer coleta seletiva na escola, no condominio, nas empresas e em infinitos outros lugares é muito simples, com a ajuda de todos é claro - os dejetos de uma cidade como São Paulo seriam suficientes para gerar energia para 400 mil casas!

O principal segredo do processo é colocar fogo no lixo pois, o calor das chamas também é uma forma de energia. Se o fogaréu for bem aproveitado em um processo controlado, a energia calorífica pode ser usada para produzir eletricidade, por exemplo. Tudo isso acontece em incineradores que utilizam o mesmo princípio de funcionamento de uma usina termelétrica, queimando um combustível fóssil para gerar energia.

E com este processo não estariamos prejudicando nenhum recurso esgotavel, como o carvão vegetal ou qualquer outro tipo de gas prejudicial a natureza. Mas aqui no Brasil, os incineradores não são adpatados para produzir energia, somente tem a função de se livrar daquela sujerinha desagravel. Por aqui, a falta de recursos e de vontade de um mundo melhor, ainda predominam pelo visto.

Para onde vai nosso lixo? Para aterros, oras. Um modo simples e economico, assim dá pra usar o restante do NOSSO dinheiro em algum produto de luxo, ou em alguma propriedade privada milionária... Além dessa atitude mediocre, nós mesmos não conseguimos tratar esses dejetos em nossas proprias residencias. Com tanta gente passando fome nas nossas ruas, temos o desprazer de dizer que somos um dos lixos mais ricos do mundo :) que orgulho.

Fika dika pra você que se liga que precisamos de novas ideias, e que acredita em um mundo melhor. E disto que nós precisamos: de problemas que se revertam em soluções. E isso no Brasil, esse tipo de iniciativa é raridade.
No japão, 62% do lixo vira energia.

Na suiça, 59%, na frança, 37%

No brasil? (prefiro não comentar)


(Isabela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário