segunda-feira, 14 de junho de 2010

A geopolítica imita a arte

Achei muiiito bom o texto, espero que gostem :)
(Isabela)


Para explicar tintim por tintim o cenário político americano, nada melhor do que recorrer ao programa mais tradicional e relevante da nossa cultura televisiva: a Turma do Chaves.

Seu Madruga (Brasil): pobre, passa fome, sempre dá um jeitinho de não pagar as dívidas. Por isso tem sua vida controlada pelo Seu Barriga (FMI), seu maior credor.

Chaves (Venezuela): representa os oprimidos da América Latina, que sofrem na mão da burguesia, mas lutam (com métodos duvidosos) para fazer valer os direitos do povo.

Bruxa do 71 (Argentina): odiada por todos, fica o tempo todo atrás do Seu Madruga. Sempre se dá mal, cada vez mais.

Kiko (Paraguai): o mais chacoteado de todos. Sua característica principal é possuir brinquedinhos caros que nem sempre funcionam.

Nhonho (Canadá): grande e rico, mas ninguém dá importância. É o aluno preferido do professor Girafales (EUA). Sempre que aparece apanha.

Professor Girafales (EUA): tem poder sobre todos. Tenta passar sua "cultura" para todo o mundo, apesar de alunos como o Chaves (Venezuela) sempre darem uma "zoadinha" e saírem por cima no final.

Chiquinha (Cuba): a melhor amiga do Chaves (Venezuela). É pequena, mas faz um barulho danando, o que incomoda todo mundo, principalmente o sisudo professor Girafales (EUA).

Dona Florinda (México): é neurótica e gosta de mandar nos outros. Seu maior sonho é juntar os trapinhos com o professor Girafales (EUA).

Godines e Seu Jaiminho (Suriname e Guiana Francesa): aparecem de vez em quando, mas ninguém lembra que existem.

2 comentários:

  1. Muito bom, achei bem inteligente essa comparação! Está incrível o blog de vocês :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! volte sempre que quiser haha, se tiver algum blog, passa pra gente seguir!
    beijos

    ResponderExcluir