quinta-feira, 10 de junho de 2010

A hora é agora!

Vestibular já é uma palavra difícil. Tantas fórmulas, conteúdos e informações, misturadas, tudo ao mesmo tempo. Redação, matemática, física, química, biologia, língua nacional, língua estrangeira... E não pense que a entrada na faculdade dos sonhos se baseia somente na inteligência, afinal para aqueles indecisos de plantão, a duvida do “o que eu vou ser quando crescer?” bate a porta primeiro, e é agora que você realmente precisa respondê-la, não para seus pais ou familiares, mas sim para seu futuro.
Assustador? Um pouco. Eu por exemplo, nunca enfrentei as provas de horas de duração, mas já sinto frio na barriga de pensar em todo o processo. Porém nada que não possa ser controlado e equilibrado com dicas fáceis.
O primeiro passo é escolher a profissão (para mim a pior parte, rs). O correto a fazer é escolher aquilo que realmente gosta, e imaginar que é naquele estudo que você vai trabalhar, às vezes pelo resto da sua vida. Afinal não adianta você escolher cursar medicina, e ter medo de sangue, ou estudar direito e não gostar de ler. Então, não escolha seu curso pela profissão que gera mais dinheiro, ou que é menos trabalhosa, ou que é conservadora e aprovada por todos, mas sim por aquilo que você realmente se interessa.
Segundo, não adianta se desesperar na hora da prova. Vestibular é todo o processo de educação que você viveu, e não os cinco minutos anteriores ao teste. O ideal segundo profissionais da área, é estudar durante todo o período estudantil, desde a quinta série até o colegial (se necessário cursinho), mas se descontrair na semana marcada (não entenda descontrair por balada no dia anterior, rs), e descansar, para realizar suas respostas calmamente, sem stress (especialistas indicam ouvir música calma, rs). E lembre-se: você é capaz, você cursou durante anos as inúmeras aulas e pode responder qualquer questão com uma boa leitura. Pensamento positivo nessas horas também ajuda.
E finalmente, um aspecto básico. Não invente de comer comida pesada antes, ou qualquer coisa que possa te prejudicar na hora da prova. Evite chegar atrasado, e se informe ANTERIORMENTE sobre os horários, inscrições, material a ser levado, enfim, deixar tudo preparado. Nada de última hora. Ah é esqueci de pronunciar a necessidade de saber sobre atualidades, afinal as novas provas estão se baseando cada vez mais no mundo atual, então corra para banca de jornal, e adquira logo os jornais semanais.

Mas se depois de ler este imenso texto, você ainda tem dúvidas sobre o primeiro passo, e concorda (assim como eu, heh) que seu perfil não se encaixa com nenhum curso, procure conhecer os novos cursos que estão sendo lançados e que prometem grande sucesso no futuro. As vezes a questão é procurar e observar. Para isso, existem visitações em universidades que ajudam a clarear as idéias, ou mesmo contar com o famoso e tradicional teste vocacional, que pode ser feito até virtualmente.

Segue então, os sites que possam te ajudar mais do que eu (rs) :

http://www.vestibular.brasilescola.com/profissoes-futuro/
(profissões do futuro)

http://www.mundovestibular.com.br/categories/Dicas-para-o-Vestibular/
(dicas de vestibular)

http://guiadoestudante.abril.com.br/feira-do-estudante/10-dicas-passar-vestibular-493683.shtml
(feira do estudante)

(Isabela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário