quarta-feira, 2 de junho de 2010

"Prevendo terremotos"

Estava lá na minha chatíssima aula de inglês, e me apareceu esse texto.. Achei interessante, porque fala sobre como preveram terremotos a partir de animais. Os humanos, cheios da tecnologia, não conseguem prever de forma precisa. E os animais, indefesos, mostram quase que perfeitamente quando vai acontecer. Vou postar traduzido pra vocês, claro.

" Há algum tempo já se sabe que animais, pássaros e insetos se comportam de forma diferente antes de um terremoto. Pessoas já viram peixes pularem fora da água para a terra seca, e ratos aparecerem atordoados antes dos tremores, permitindo que eles sejam previstos facilmente.
Em dezembro de 1974, cientistas chineses começaram a receber notificações de cobras que saiam de sua hibernação e congelavam até a morte no solo frio. Isso foi seguido por uma série de pequenos tremores no fim do mês. No mês seguinte, os cientistas receberam ainda mais notícias sobre comportamentos estranhos entre os animais na cidade de Haicheng. Muitos preocupados com rebanhos e cavalos que começaram a ficar cansados e muito assustados para entrarem em qualquer edifício ou construção. Como resultado, os chefes da cidade evacuaram a cidade toda. Logo depois, um grande terremoto atingiu a cidade. Ou seja, incontáveis vidas foram salvas.
Desde então, a China sofreu um grande número de tremores, os quais eles não estavam preparados. No entanto, os chineses demonstraram que terremotos nem sempre atingem sem avisos.
É um fato que alguns animais são muito sensíveis ao som, temperatura, toque, luz e até campos magnéticos. Além disso, eles podem ser capazes de detectar atividades sísmicas que precedem os terremotos. Seria uma pena ignorar esses fatos."

(Victória)

Nenhum comentário:

Postar um comentário